Conheça o sistema de captação de água

O sistema de captação água chuva é uma alternativa para economizar na conta de água. Atualmente, há o sistema chamado cisterna, que é um tipo de sistema de aproveitamento de água de chuva para fins domésticos.

A cisterna para captação de água da chuva apresenta uma economia de até 50% no consumo de água, usando a água captada para a lavagem de pisos, carros, jardim e nas descargas do vaso sanitário, responsáveis por boa parte do alto consumo hídrico das residências, auxiliando na preservação de bens hídricos. Devido à sujeira acumulada encontrada nas calhas, os donos de cisternas devem rejeitar os primeiros litros d’água para evitar qualquer tipo de contaminação.

É importante frisar, que mesmo com filtros e aditivos, a água de captação de chuva não é potável, ou seja, não é apta para consumo humano porque pode conter elementos como partículas de poeira, fuligem e substâncias tóxicas, como sulfato, amônio e nitrato.

Dentre as suas diversas vantagens, podemos citar:

  •          Ajuda a conter enchentes ao armazenar parte da água que, caso contrário, iria para rios e lagos e diminui o volume de água da chuva no esgoto;
  •          Ajuda em tempos de crise hídrica e é utilizada até em áreas do sertão nordestino como forma de combate às secas;
  •          Pode-se criar uma cultura de sustentabilidade ecológica nas construções, o que poderá garantir uma cisterna em cada casa construída no futuro, entre outros.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas para fornecer a solução ideal a sua necessidade, de forma personalizada. 

Postagem criada em: 11/08/2021 - 12:41


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.