Garanta a segurança dos alimentos

A comercialização dos alimentos é bastante ampla no mercado e para que possamos ter maior segurança no nosso consumo, é muito importante que os responsáveis por toda a etapa de fabricação, transporte, armazenamento e comercialização dos alimentos garantam a qualidade dos seus processos.

Ou seja, todos aqueles que produzem, transportam, manipulam, fabricam e comercializam alimentos precisam seguir criteriosamente todas as normas de qualidade e garantir que os seus produtos apresentam a segurança necessária a fim de evitar contaminações.

Essa inspeção para alimentícia nada mais é do que uma verificação das condições de higiene e sanitização do local, analisando criteriosamente todos os processos e equipamentos utilizados.

Seja um processo automatizado ou manual, é muito importante que haja grande sanitização, de forma que essa inspeção seja feita tanto internamente, para controle interno da qualidade, quanto externamente por órgãos fiscalizadores.

O órgão fiscalizador responsável pode ser a ANVISA ou o MAPA, variando conforme a matriz do produto. Isto é, se o seu produto for de origem vegetal, o órgão fiscalizador responsável é a ANVISA, já se for de origem animal, é o MAPA.

Com diferentes tipos de inspeção, é muito importante que elas sejam realizadas tanto com os maquinários e equipamentos parados, quanto com eles em funcionamento. Isso porque com ele em funcionamento é possível identificar demais problemas que ele pode estar apresentando, como parafusos mais frouxos, por exemplo, ou se a limpeza foi realizada corretamente.

Com boas inspeções, a qualidade e a segurança na comercialização de alimentos é garantida e os consumidores se tornam cada vez mais fiéis aos seus produtos.

Postagem criada em: 25/10/2022 - 16:51


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.