Veja processos que controlam a poluição das águas:

Sabemos que a poluição das águas é um fator muito preocupante e que precisa de muita atenção, por isso, há diversos sistemas de tratamento de efluentes para minimizar o impacto dos efluentes lançados nas águas, como o esgoto doméstico, o industrial e o da agricultura.

De modo simples, esses tratamentos podem ser em processos físicos, químicos e biológicos. Contudo, cada um é indicado para uma carga poluidora diferente e presença de contaminantes, por isso, especialistas fazem uma análise a partir de amostras coletadas para avaliar diversos parâmetros em relação à toxicidade dos efluentes e carga orgânica.

Nos processos físicos, acontece uma separação física dos sólidos sedimentáveis em suspensão ou flutuantes, como em gradeamento (grades colocadas em locais estratégicos para impedir a passagem de resíduos) e flotação (técnica físico-química onde é adicionada  bolhas de ar para a suspensão dos resíduos). Esse processo, também, é utilizado para fins de desinfecção.

Já os processos químicos utilizam agentes de neutralização de pH, oxidação, coagulação, redução e desinfecção em diferentes etapas do tratamento, removendo os poluentes a partir de reações químicas e condicionando o agrupamento de efluentes que será tratado nas próximas etapas. Clarificação química e eletrocoagulação são alguns destes processos químicos.

Por fim, há os processos biológicos, onde removem a matéria orgânica dissolvida ou em suspensão e a transformam em flocos biológicos e gases, reproduzindo os processos que ocorrem na natureza mas em menor tempo. Entre seus processos podemos destacar os aeróbios, onde são utilizados lodos ativados convencionais ou com variantes, como o de aeração prolongada.

Postagem criada em: 16/07/2021 - 11:22


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.