Saiba evitar problemas na manutenção de painéis

Seja você eletricista ou não, a montagem de quadro de comando exige muita atenção, afinal, este painel elétrico poderá realizar operações automáticas ou manuais e, para isso, deve estar em plenas condições de uso.

Uma montagem feita de maneira inadequada pode causar diversos problemas a curto ou longo prazo, como curtos circuitos e problemas na manutenção nos melhores casos, por exemplo, mas também pode levar a explosões e incêndios, por isso, todo cuidado é pouco.

Pensando nisso, resolvemos apresentar algumas dicas e cuidados para a instalação desses quadros. Começando pela avaliação do espaço interno do painel, com as dimensões internas atendendo a sua necessidade, os riscos de curtos circuitos são quase nulos, além de proporcionar uma grande segurança sem deixar de lado o design.

Outro fator importante é a identificação de cada circuito, dessa maneira, tanto o cliente quanto o eletricista durante a manutenção saberão quais são os circuitos, garantindo uma manutenção eficiente e, principalmente, segura.

Ainda no tópico da manutenção, esses quadros devem possuir, também, um desenho de controle, assim, a realização da manutenção poderá acontecer de maneira muito mais segura e prática, evitando quaisquer problemas por má instalação.

A respeito do acabamento, uma dica de ouro é a instalação de pequenas canaletas na porta dos painéis, que pode ser feita tranquilamente com fitas dupla face, dispensando qualquer necessidade de furos, para um design muito mais agradável.

Por fim, as canaletas devem sempre facilitar a manutenção, por isso, deixe exposto apenas a parte dos cabos onde será feita a conexão. São feitas em materiais plásticos para organizar todos os condutores e, por isso, devem ser encaixadas de maneira uniforme e organizada.

Postagem criada em: 12/07/2021 - 16:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.