Tenha uma rede de distribuição de energia segura:

Os quadros de distribuição, também chamados de quadros de luz, painéis elétricos ou quadro disjuntor, são parte essencial da instalação elétrica da sua residência, empresa e, até mesmo, indústria. São eles quem recebe a energia elétrica vindo da rede pública (ou também podem receber a partir de transformadores e geradores) e distribui para os pontos de saída, como tomadas, lâmpadas, ar-condicionado e afins.

É de suma importância que os circuitos de energia estejam bem organizados e identificados, dessa maneira, você mesmo poderá identificar com facilidade cada circuito e, em caso de manutenções, o profissional contratado poderá entregar o trabalho esperado com maior agilidade e eficiência.

A respeito dessa organização, os circuitos de energia devem ser separados em iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Em residências, pontos de saída de diferentes cômodos podem estar no mesmo circuito, como as tomadas dos quartos e de uma sala, por exemplo, com exceção das cozinhas, copas e áreas de serviço.

Por possuir muitos aparelhos que consomem muita energia, as copas, cozinhas e áreas de serviço devem ter circuitos separados, assim não há nenhuma sobrecarga nos circuitos. Nesses casos, segundo Flavio Vanderson Gomes, engenheiro e professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, cada circuito deverá ter seu próprio condutor neutro.

Por fim, como toda a instalação elétrica passa por esse quadro, ele é considerado o coração da instalação da rede de energia em um imóvel, porque é através dele a distribuição e controle sobre a energia para todos os pontos de saída, sendo elementos fundamentais para uma rede elétrica segura.

Postagem criada em: 08/07/2021 - 16:43


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.