Qual é o tubo ideal para água salgada?

A grande concentração de sais são provenientes da água do mar. Toda vez que uma onda quebra na praia, a mesma traz a maresia e gotículas de águas salgadas, que se espalham por todo o ambiente.

De forma técnica, os cloretos, que são os íons presentes na água do mar, formam uma ponte salina, o que possibilita o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais expostos no ambiente.

Para evitar ou desacelerar os efeitos negativos da maresia, é importante pensarmos em soluções que possam ajudar a prevenir e recuperar os metais nesse ambiente, bem como a utilização dos materiais certos.

Pois bem, os tubos de alumínio são materiais ideiais para usarmos em regiões de maresia. A indústria naval, por exemplo, que está em contato diretamente com a água salgada, tem como principais ligas metálicas no momento da construção de uma embarcação o aço e o alumínio.

O tubo para água salgada adequado então, é o de alumínio que são indicados 3 tipos de ligas recomendadas para locais de maresia. Todas elas apresentam alta resistência à corrosão e são muito utilizadas pela indústria naval.

Val salientar também que, geralmente, os tubos de alumínio também são utilizados em sistemas de refrigeração, ventilação e ar-condicionado.

A recomendação a moradores da região litorânea é que devem optar para que os mesmos sejam de aço inox, justamente por esse material possuir ótima resistência em ambientes corrosivos.

Para cada situação, existe um material indicado com características que irão ajudar você contra a corrosão. Como informado, tubos de alumínio, cobre e o aço inox são algumas ligas metálicas que podem ser uma boa solução.

Postagem criada em: 25/08/2021 - 09:30


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.