Como funciona a certificação de quadros elétricos?

Sabemos que não é somente o preço que deve ser levado em consideração durante a aquisição de equipamentos elétricos, principalmente quadros elétricos, que possuem uma grande concentração de energia elétrica muito perigosa para os colaboradores do local se não estiverem dentro de todas as normas necessárias.

Por isso, investir em quadros certificados e testados é fundamental para a segurança de um local. Um painel TTA (totalmente testado, a sigla vem do inglês “Type-Tested Assemblies”) possui uma certificação numerada e exclusiva dele, assegurando que este quadro foi realmente testado e atende a todas as normas técnicas, além de ser muito mais seguro.

Os testes incluem a verificação de diversos aspectos, levando em consideração os piores casos, para que o quadro seja realmente seguro, então, os ensaios incluem a verificação da elevação de temperatura, eficácia do circuito de proteção, funcionamento mecânico, grau de proteção, as distâncias de isolação e isolamento e a verificação das propriedades elétricas.

A finalidade destes testes e ensaios é avaliar se o quadro realmente suporta os esforços térmicos e de operação no qual foi projetado, caso contrário ele poderá explodir durante a sua operação e trazer diversos problemas, como danos para a construção e ferimentos graves aos colaboradores presentes.

Por fim, estes testes incluem a realização de ensaios individuais dos componentes para que a sua operação seja realmente assegurada, sendo assim, as entradas e saídas, barramentos, alimentadores e partidas passam por todos os ensaios exigidos pelas normas de segurança, além dos ensaios do conjunto completo, para um quadro seguro e certificado.

Postagem criada em: 21/07/2021 - 11:05


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.