Líquido altamente corrosivo de coloração amarela

A solução água régia deve ser utilizada logo que se mistura os dois ácidos clorídrico e nítrico, pois, ela perde sua força rapidamente. Os vapores exalados são constituídos por uma mistura em equilíbrio. Assim, a medida que estes vapores vão se perdendo para a atmosfera, o poder reagente desta água vai perdendo sua validade.

Em razão de sua capacidade de dissolver praticamente quase todos os metais, principalmente quando aquecida, e também pelo fato de ser uma mistura de fácil obtenção, ela tem uso muito difundido em processos industriais e laboratoriais, como em solubilização de amostras ou na extração de metais de uma amostra.

É muito utilizada para testes expeditos, onde se faz necessário identificar e avaliar ligas com metais nobres (ouro, platina e prata).

Vamos conhecer o seu processo de separação:

  • Nenhum dos ácidos constituintes da água régia pode atacar o ouro isoladamente;
  • O ácido nítrico é um potente oxidante, que pode dissolver uma quantidade minúscula, formando íons de ouro;
  • O ácido clorídrico proporciona íons cloretos.

Vale ressaltar que, nenhum dos ácidos constituintes desta água podem atacar o ouro isoladamente, cada ácido executa uma tarefa diferente.

O ácido nítrico é um potente oxidante que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro. Enquanto, o ácido clorídrico, proporciona íons cloretos que reagem com os íons de ouro, retirando o ouro da dissolução, permitindo que o ouro adicional continue oxidando.

Diante de todas essas vantagens, se você deseja saber mais informações específicas, a recomendação é que se pesquise por profissionais qualificados para fornecer a solução ideal a sua necessidade.

Postagem criada em: 25/08/2021 - 09:39


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.