Conheça alguns tratamentos de efluentes

O tratamento de efluentes industriais consiste em uma série de processos físicos, químicos e biológicos para eliminar os contaminantes presentes. O objetivo é produzir água limpa ou reutilizável e resíduos sólidos, também chamados de lodo, que podem ser usados como matéria prima para outros processos. 

Entre os diversos tratamentos, podemos citar:

  •          Tratamento Físico-Químico

É capaz de fazer o tratamento de efluente industrial, como água contaminada com óleos diversos, metais pesados, soluções ácidas e alcalinas, entre outros. O tratamento físico-químico faz remoção de contaminantes através da separação de fases sólidas e líquidas.

  •          Tratamento Biológico

O tratamento biológico de efluentes é realizado por meio de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica poluente através do processo respiratório. Em seguida, o efluente é encaminhado para as lagoas de decantação, onde o material sólido, flocos biológicos, se decantam formando o lodo de esgoto.

  •          Tratamento terciário

Existe o tratamento terciário para retirada de poluentes específicos não removidos em etapas anteriores. Poucas industriais utilizam esse tipo de tratamento, mas dependendo do tipo de processo, se torna necessário.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise por empresas especializadas e consulte profissionais para auxiliar na escolha ideal a sua necessidade. Além disso, estabeleça uma relação de transparência e comprometimento para que todos os prazos estipulados sejam cumpridos a risca. Por fim, verifique se a empresa escolhida segue a risca todas as normas regulamentadoras para garantir a segurança de todos os colaboradores e clientes envolvidos no serviço e na escolha do tratamento adequado.

Postagem criada em: 19/08/2021 - 11:38


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.