A sua correção de fator potencial pede vistorias:

Que a correção do fator de potência é fundamental para evitar multas pela concessionária de energia por baixo fator potencial já não é mais segredo para ninguém, contudo, a falta de inspeções pode acarretar em diversos problemas na operação dos capacitores e impedir que a correção do fator potencial aconteça como o necessário.

Pensando nisso, resolvemos apresentar como a manutenção em banco de capacitores é feita e os períodos em que deve ser realizada para manter a sua empresa ou indústria com o fator potencial corrigido a fim de evitar que seus equipamentos recebam cargas desajustadas ou consumam mais energia que o necessário.

Para começar, há manutenções e vistorias mensais e semestrais, a primeira manutenção deve acontecer após a primeira semana de uso para apertar todos os  terminais do contator, e assim, ser realizada novamente a cada seis meses em conjunto das outras manutenções semestrais.

A respeito das manutenções mensais, são realizadas a limpeza e higienização de todos os componentes dos bancos para evitar o acúmulo de poeira e obstrução de ventilação nos bancos, realizando, também, a verificação de todos os componentes para identificar quaisquer sinais de superaquecimento ou picos de energia.

As manutenções semestrais, além de reapertar todos os terminais e verificar todas as conexões dos componentes dos bancos, realizam, também, análises termográficas do banco enquanto ele está energizado e com todos os estágios ligados para identificar defeitos ou anomalias na operação dos capacitores.

Por fim, com essas vistorias, você poderá manter a correção do fator de potência acontecendo da maneira adequada, compensando as energias reativas e evitando as multas por baixo fator potencial. A falta destas vistorias pode acarretar em problemas na atuação dos bancos, aumentando o seu consumo e gasto de energia.

Postagem criada em: 21/07/2021 - 11:02


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.