O melhor ensaio para sistemas fotovoltaicos

A necessidade de investir em formas mais conscientes e sustentáveis de consumo fez com que a adaptação aos sistemas fotovoltaicos crescesse rapidamente. Os sistemas fotovoltaicos são capazes de transformar a luz e o calor do sol em energia elétrica, garantindo assim uma fonte limpa e renovável de consumo.

No entanto, apesar de muito eficientes, esses sistemas fotovoltaicos não estão dispensados de falhas em seu funcionamento e é justamente por isso que é extremamente importante investir em boas manutenções e ensaios para verificar as suas condições gerais.

Um dos mais eficientes quando falamos sobre os sistemas fotovoltaicos é o teste de eletroluminescência, que é um método não destrutivo com uma alta taxa de confiabilidade na sua realização.

Neste método de ensaio, é utilizado uma fonte de tensão para provocar a emissão de fótons por meio das células fotovoltaicas. Essa emissão é captada por uma câmera, que permite aos profissionais a identificação exata das células fotovoltaicas defeituosas.

Isso acontece porque as células com defeito não conseguem emitir os fótons, deixando pontos menos iluminados ou até mesmo completamente pretos nas imagens obtidas pelas câmeras.

Sendo um teste rápido, muito eficiente e com excelentes resultados, a aplicação da eletroluminescência tem sido grande nos sistemas fotovoltaicos para a detecção de possíveis falhas e defeitos das placas, garantindo que correções possam ser feitas pontualmente e aumentar a vida útil das placas de forma geral.

Contar com uma empresa especializada pode fazer toda a diferença no seu teste, por isso, se você tem interesse nesse modelo de ensaio, não hesite em procurar muito bem entre as empresas da sua região para que você garanta um ótimo ensaio do seu sistema fotovoltaico.

Postagem criada em: 26/10/2022 - 11:50


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.