Sua esteira transportadora segue as normas?

Sabemos como é importante contar com boas estreias para o transporte dos materiais em um ambiente de produção, garantindo ainda mais dinamismo e, principalmente, poupando parte do esforço físico que os trabalhadores poderiam ter. Contudo, como em qualquer outro ambiente de trabalho, os locais que contam com essas esteiras devem prestar atenção na legislação.

Isto porque há uma Norma Regulamentadora que rege estritamente a segurança do trabalho em máquinas, a NR-12, com regulamentações e especificações para os ambientes que utilizam esteiras transportadoras visando promover maior segurança para os colaboradores que desenvolvem suas atividades em conjunto delas.

Em resumo, as implicações dessa norma se dão início na fabricação dessas esteiras. Daí a importância de contar com um bom fornecedor de correias, afinal, se desde a fabricação as correias já não estão de acordo com os padrões, você poderá ter ainda mais dores de cabeça futuramente.

Na fabricação, por exemplo, há requisitos que impõe condições mínimas de segurança para os futuros colaboradores, como o uso de proteções para evitar o contato do operador com partes rotativas ou em movimento das máquinas.

Além disso, essa norma ainda define que os movimentos potencialmente perigosos das correias devem ser estritamente protegidos, principalmente nos pontos de esmagamento, aprisionamento e agarramento, durante a movimentação dos materiais.

Portanto, não hesite em pesquisar bem entre os fornecedores da sua região para garantir que as suas correias atuarão em conformidade com a legislação desde a sua fabricação, evitando esteiras que não se adequam à legislação e que podem acarretar em multas ou paralisação da produção.

Postagem criada em: 13/01/2022 - 09:37


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.