Cargas desajustadas nos equipamentos: saiba evitar

Sabemos que a operação dos equipamentos com a carga elétrica desajustada pode causar danos na produção, além de tornar crônica sua má funcionalidade, por isso, corrigir fator de potência é de suma importância. Sendo assim, a instalação de um banco de capacitores é a solução mais eficiente e segura.

Com essa correção, o ganho de eficiência é garantido, tendo em vista que os maquinários irão receber a carga exata para a sua operação, evitando sobrecargas, desgaste precoce dos componentes e equipamentos, baixa potência de operação e, também, o consumo desnecessário da energia elétrica.

São muito utilizados por empresas, indústrias e concessionárias de energia que trabalham com média tensão em CV (1 e 36.2 kv) e alta tensão em CV (acima de 36.2kv) para evitar que a tensão fique abaixo de 0,92, o valor mínimo aceito pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o que acarreta em multas e juros.

Contudo, além dos bancos de capacitores, também é possível utilizar o banco de indutores. Assim, ambos podem atuar para compensar a defasagem entre a tensão e corrente, com a carga indutiva adiantando a corrente em relação à tensão e a carga capacitiva causando um atraso da corrente elétrica em relação à tensão.

Por fim, com essa correção, você poderá ter uma diminuição significativa no consumo de energia e a diminuição da energia reativa. Outros benefícios que a instalação desses bancos apresentam é o aumento da vida útil dos componentes e equipamentos, diminuição do calor gerado na operação dos maquinários e, também, pode evitar manutenções desnecessárias.

Postagem criada em: 12/07/2021 - 16:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.