Modernidade no registro da jornada de trabalho:

Sabemos que, por lei, toda empresa que contar com mais de 20 colaboradores deve realizar o registro da jornada de trabalho. Com o auxílio da tecnologia, houve diversas mudanças sobre como este registro pode ser feito, então, resolvemos mostrar algumas versões e modificações do tão famoso relógio de ponto ao longo dos anos.

Começando pelo livro de ponto, mesmo que não seja necessariamente um relógio, foi com ele que os registros da jornada começaram a ser feitos. Ainda são muito utilizados, ideais para empresas de pequeno porte e com poucos funcionários e é a opção mais barata. Nele, os funcionários anotam manualmente o horário de entrada e saída e assinam.

Depois, vieram os pontos cartográficos, afinal, o livro já não era assim tão prático, e ainda são muito utilizados por empresas de pequeno e médio porte. O controle da jornada acontece a partir de um cartão com o nome e a função do funcionário que é inserido na máquina para registrar mecanicamente os horários.

Neste ponto, a tecnologia proporcionou ainda mais agilidade no registro com os pontos eletrônicos. Estes podem registrar a jornada dos colaboradores tanto por aproximação de cartões, uso de senhas pessoais e, principalmente, leitura da biometria.

Contudo, ainda houve mais uma atualização do registro da jornada dos funcionários. Com a crescente necessidade de um registro remoto, vamos finalizar citando os pontos online, onde um aplicativo é instalado no smartphone ou computador do colaborador para um registro remoto da jornada de trabalho.

Com este ponto online, funcionários em home-office ou que realizam trabalhos externos podem registrar sua jornada de trabalho com muito mais facilidade e ter um maior controle sobre seus horários. São cada vez mais adotados pelas empresas para um controle de jornada de todos os funcionários, sejam eles internos ou externos.

Postagem criada em: 22/07/2021 - 16:42


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.