Periodicidade de vistoria em vaso de pressão

Um equipamento amplamente utilizado nas indústrias certamente são os vasos de pressão. Eles são fundamentais para diversos processos produtivos e, assim como qualquer outro equipamento, precisam passar por diversas inspeções e vistorias para que ofereçam maior segurança para o ambiente e para os colaboradores.

Entretanto, os vasos de pressão são separados por categorias, onde cada uma das suas categorias demanda um tempo de inspeção diferente em seu lado externo e interno para trazer maior segurança para o local, e negligenciar as vistorias dentro do prazo adequado pode ser uma prática bastante perigosa.

Por esta razão, hoje resolvemos falar um pouco mais sobre essa periodicidade ideal para as vistorias de acordo com cada categoria para que você não esqueça de promover essas inspeções dentro dos melhores prazos.

De forma simples, são cinco categorias, e a inspeção em vasos de pressão interna e externa para empresas que não possuem SPIE deve acontecer em:

  • Categoria I: vistoria interna a cada 3 anos e vistoria externa a cada 1 ano;
  • Categoria II: vistoria interna a cada 4 anos e vistoria externa a cada 2 anos;
    Categoria III: vistoria interna a cada 6 anos e vistoria externa a cada 3 anos;
  • Categoria IV: vistoria interna a cada 8 anos e vistoria externa a cada 4 anos;
  • Categoria V:vistoria interna a cada 10 anos e vistoria externa a cada 5 anos.

Para empresas que possuem SPIE esse prazo pode se estender em dois a três anos de acordo com a categoria do vaso.

Sobretudo, é importante destacar que essas inspeções só podem ser realizadas por um profissional legalmente habilitado, isto é, por um Engenheiro Mecânico, portanto, não somente se atente ao tempo de vistoria dos seus vasos de pressão, como também, se atente ao profissional contratado para tal.

Postagem criada em: 22/04/2022 - 16:47


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.