Circuitos elétricos seguros: saiba mais

Você sabe qual é a principal função do quadro de distribuição industrial? Com toda a instalação elétrica sendo conectada nele, sua principal missão é fazer a distribuição de energia elétrica para todos os circuitos elétricos da sua rede, de forma muito mais segura e protegida a fim de evitar curto-circuitos, quedas de fases, fugas de energia e muito mais.

São nestes quadros que a eletricidade vinda de alguma fonte de energia (rede pública, gerador ou transformador) é recebida, assim, eles distribuem a carga de energia necessária para cada circuito, evitando que seus aparelhos recebam mais energia que o necessário (ou menos) causando um desgaste precoce nos equipamentos ou a queima dos componentes.

É de suma importância que os circuitos terminais estejam devidamente separados e identificados de acordo com os equipamentos que alimentam para, assim, não causar nenhuma sobrecarga nos circuitos ou nos equipamentos e garantir manutenções mais seguras e eficientes.

Para indústrias, como são quadros que alimentam e distribuem energia para vários circuitos, estes são feitos de acordo com as medidas disponíveis do local, levando em consideração a diversidade de equipamentos e quantidade de circuitos, atividades que acontecem no local, influências externas e, principalmente, o padrão de atendimento da unidade consumidora.

Por fim, a manutenção periódica é um fator muito importante para manter a segurança da instalação elétrica. Com profissionais especializados, esta manutenção é feita para verificar o estado geral dos componentes e realizar a limpeza interna e externa, evitando quaisquer problemas causados por componentes superaquecidos ou comprometidos pelo acúmulo de poeira.

Postagem criada em: 14/07/2021 - 16:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.