Veja como a energia é distribuída na sua casa

Afinal, o que é o quadro de distribuição geral? Para que ele serve? De modo simples, estes quadros, também conhecidos como quadro de disjuntores, caixa de fusíveis ou, o famoso, quadro de luz, possuem como principal função distribuir a energia elétrica para todos os circuitos e pontos de saída da sua casa.

São eles quem recebe toda a energia vinda de uma concessionária de energia, gerador ou transformador e alimentam cada circuito com muito mais segurança, com a carga exata de energia elétrica que eles precisam para os seus pontos de saída. Estes pontos são os interruptores, tomadas, iluminação e saídas que alimentam ar-condicionados, por exemplo.

Estes circuitos devem ser separados de acordo com o ponto de saída que alimentam e, principalmente, devem estar devidamente identificados, assim, você poderá saber qual é o circuito que alimenta as tomadas da sua sala e o eletricista em uma manutenção poderá ter muito mais segurança ao realizar seus serviços.

Em residências e construções similares, é permitido que as tomadas e lâmpadas de diferentes cômodos sejam alimentadas por um mesmo circuito, como as tomadas das salas e dos quartos, com exceção da cozinhas, copas e áreas de serviço, pois as mesmas possuem aparelhos que consomem muito mais energia.

Por fim, com toda a instalação da sua rede passando por este quadro, ele pode ser considerado o coração da sua rede de energia elétrica e, por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre este componente que garante a segurança da sua casa contra curto-circuitos e, até mesmo, incêndios.

Postagem criada em: 14/07/2021 - 16:46


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.