Qual é o material usado para água quente?

Em primeiro momento, para a instalação da água quente, é fundamental que o sistema seja capaz de garantir o fornecimento contínuo e em quantidade suficiente, além de preservar a qualidade da água e oferecer conforto ao usuário sem desperdiçar energia elétrica e água. Por isso, para que tudo isso funcione da maneira adequada é fundamental que seja utilizado o tubo para água quente correto no projeto.

O policloreto de vinila (PVC), por sua vez, é o material mais usado nos sistemas hidráulicos residenciais, pois, se diferencia dos demais por não ser 100% originário do petróleo e conter átomos de cloro, o que garante que este material não seja tão afetado pelas oscilações de preço do petróleo.

De forma resumida, o tubo de PVC não é adequado para água quente, já que ele suporta no máximo 25 graus Celsius. Há, no entanto, um material chamado policloreto de vinila clorado (CPVC), que suporta temperaturas de até 80 graus e é tão prático quanto o PVC.

Há diversos outros materiais que também podem ser usados para conduzir água quente, como por exemplo:

  •          Ferro galvanizado;
  •          Polietileno reticulado (Pex); e
  •          Tubos de polipropileno copolímetro random (PPR).

O cobre e o CPVC, quando instalado corretamente, as soldagens podem ser realizadas a frio, possuem baixa condutividade térmica e o CPVC não precisa de revestimento externo para evitar que a instalação provoque rachaduras na parede.

Diante de todas essas vantagens, consulte um profissional para fornecer o suporte necessário e informal qual é o material adequado a ser utilizado para a sua necessidade, com eficiência completa.

Postagem criada em: 04/08/2021 - 09:45


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.