Saiba como controlar e compensar a energia reativa

O banco capacitor trifásico é o mais utilizado em instalações industriais, sendo aplicado em corrente alternada porque corrige o fator de potência em cargas trifásicas. Normalmente com os capacitores são agrupados em paralelo, evitando que a tensão fique abaixo do nível indicado.

Quando a tensão fica abaixo de 0,92, estipulado como valor mínimo pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a empresa, indústria ou concessionária de energia elétrica que trabalha com níveis de média e alta tensão é multada.

Cada um dos capacitores trifásicos pode possuir uma faixa de tensão que varia entre 220 e 690 VAC e os bancos podem ser automáticos ou fixos. Nos modelos automáticos, os capacitores são reunidos de maneira paralela de acordo com a necessidade dos seus equipamentos e máquinas, fazendo a correção do fator potência por meio de um relé variométrico com alta sensibilidade às mudanças de energia reativa. 

Já em relação aos modelos fixos, são usados de maneira contínua a fim de corrigir as cargas constantes onde não há muita alteração do fator de potência, mas é importante que esses modelos possam contar com um sistema de proteção que evite o baixo fator de potência capacitiva.

Por fim, o uso desses bancos é muito benéfico, contribuindo até mesmo para uma redução nos gastos de energia elétrica ao equilibrar o consumo de energia, evitando quedas de tensão, sobrecargas e perdas de instalação elétrica. Vale ressaltar que os valores de média tensão em CA são entre 1 e 36.2 kv e os de alta tensão em CA são acima de 36.2 kv.

Postagem criada em: 08/07/2021 - 16:46


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.