A filtração de membrana fina e semipermeável

A osmose reversa ou inversa nada mais é que um processo de separação de substâncias através de uma membrana que retém o soluto. Pois bem, no processo o solvente flui do meio mais concentrado para o menos concentrado e isola-se do soluto, por uma membrana que permite a sua passagem.

De forma resumida, é um processo inverso ao que ocorre naturalmente durante a osmose, onde a água flui de um meio menos concentrado para outro mais concentrado.

É importante frisar que, neste processo, o soluto é forçado a passar para o meio menos concentrado, devido à pressão exercida, fazendo com que a membrana semipermeável permita apenas a passagem da água, retendo o soluto.

O maior uso desta osmose é para a dessanilização da água do mar, pois, é um procedimento importante para solucionar o problema da falta de água potável em alguns locais do mundo.

 Para realizar a dessalinização, exerce-se uma pressão superior a pressão osmótica natural, isso é alcançado através de motores. Assim, a membrana semipermeável retém o soluto, separando o sal da água.

Dentre as suas diversas aplicações, podemos citar:

  •          Irrigação: os sais presentes na água são retidos, impedindo a acumulação dessas substâncias no solo;
  •          Máquinas de hemodiálise: o processo filtra o sangue e retém as impurezas.
  •          Fabricação de bebidas, como alguns tipos de água mineral.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se você tem mais dúvidas e deseja saber mais informações referente a este processo, procure por empresas especializadas no assunto que fornecerão o suporte adequado a sua necessidade, de forma eficiente e completa.

Postagem criada em: 25/08/2021 - 09:17


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.