Se a sua carteira já foi suspensa, cuidado

Ter a carteira de habilitação suspensa é realmente ruim, afinal, ninguém gosta de ter o seu direito de dirigir privado. Além disso, com a chave do carro em mãos, muitos podem pensar que dar apenas uma voltinha não vai fazer mal, certo? Errado!

Ser pego dirigindo durante uma suspensão pode causar a apreensão do veículo, além de estar configurado como uma infração gravíssima prevista no art. 162, inciso II. Neste caso, você deverá pagar uma multa de R $880,41, que sofreu fator multiplicador de 3.

Além disso, por ser configurado como uma infração gravíssima, ser pego dirigindo com a CNH suspensa pode te levar à cassação de CNH. A cassação é uma das maiores penalidades do CTB e apresenta uma diferença significativa em relação à suspensão.

Enquanto na suspensão é privação temporária do seu direito de dirigir, na cassação essa privação é definitiva. Ou seja, você não poderá mais dirigir, a não ser que refaça todo o processo de habilitação.

Exatamente, para voltar a dirigir depois do processo de cassação, você deverá passar por todo o processo para tirar a sua habilitação novamente, incluindo as aulas práticas e teóricas da autoescola, bem como provas e avaliações, sem qualquer facilitação.

Por isso, é muito importante que quem tenha a sua CNH suspensa tome muito cuidado para que não tenha a sua carteira de motorista cassada, respeite sempre a sua penalidade.

Sobretudo, caso você receba a notificação de uma infração que não cometeu, você pode entrar com recursos para evitar a cassação da sua carteira. Neste caso, recomendamos você buscar um bom profissional para o auxiliar!

Postagem criada em: 21/11/2022 - 17:01


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.