Quais acessórios utilizar em tubulações?

Os acessórios de tubulações são componentes utilizados em sistemas de tubulações e encanamentos para conectar-se diretamente tubos ou partes de tubulação. Em suma, para se adaptar os diferentes tamanhos ou formas, e regular fluxos de fluido estas peças, podem ser caras, e requerem tempo, materiais e ferramentas para serem instaladas.

Alguns exemplos são: as curvas, os joelhos ou cotovelos, os tês, as peças em "Y", as cruzetas, as selas (saddles), os colares,  entre outros. Vamos conhecer abaixo alguns acessórios e suas características:

  • Curvas em gomos

São usadas principalmente em tubulaçõesde aço-carbono e possuem menor resistência e flexibilidade do que as curvas sem costura de diâmetro e espessuras iguais. As arestas soldadas são pontos.

  • Juntas giratórias

 São acessórios que permitem o movimento de rotação axial, em torno de um eixo passando pela linha de centro do tubo. Consistem essencialmente em duas peças cilíndricas concêntricas capazes de deslizar uma em torno da outra.

  • Discos de ruptura

São peças muito simples, destinadas a proteger uma tubulação contra sobrepressões internas, fazendo, portanto, o mesmo serviço das válvulas de segurança e de alívio. A chapa fina é calculada e construída para se romper com um determinado valor da pressão interna. Além disso, existem discos de ruptura com uma pequena carga explosiva.

Por isso, diante de todos esses fatores, a recomendação é que antes de tomar quaisquer decisões, pesquise a fundo por empresas especializadas que fornecerão todo o suporte necessário, com presteza e atenção. Além disso, é importante que se verifique se a empresa escolhida segue todas as normas regulamentadoras exigíveis para garantir a segurança dos colaboradores e cliente. 

Postagem criada em: 18/08/2021 - 11:28


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.