Saiba como produzir água doce e potável

A dessalinização é um processo de retirada de sais da água, tornando-a doce e própria para o consumo.

Há basicamente três partes sensíveis neste processo: a captação, o tratamento propriamente dito e a disposição do rejeito. Vamos conferir melhor abaixo:

  • Captação

A primeira fase do processo é a captação da água do mar. Para tanto, é possível construir estações de bombeamento próximas às praias, por exemplo.

  • Tratamento

Aqui é possível utilizar vários processos, como filtração, flotação, ultrafiltração, evaporação/destilação, osmose inversa e remineralização.

  • Ultrafiltração e osmose reversa

Nesse caso, a passagem da água do mar ocorre por meio de membranas com permeabilidade seletiva. A membrana utilizada promove uma ultrafiltração, visto que é feita de material semipermeável e sintético.

  • Evaporação

Aqui, imita o ciclo natural da chuva para promover este processo. Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar.

  • Disposição do rejeito

A água residual da dessalinização tem alta concentração de sais, minerais e outros compostos, inclusive resíduos tóxicos para a vida marinha. 

Em suma, este é muito comum em regiões desérticas, como o Oriente Médio, ou com pouca disponibilidade de água potável, como por exemplo, na África. Vale salientar que, o uso dessa técnica não se restringe a apenas esses locais, sendo bastante utilizada ao redor do globo, principalmente na Espanha e também nos Estados Unidos.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se você tem mais dúvidas e deseja saber mais informações referente a este processo, procure por empresas especializadas no assunto que fornecerão o suporte adequado a sua necessidade, de forma eficiente e completa.

Postagem criada em: 25/08/2021 - 09:10


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.