Como uma indústria distribui eletricidade?

Sabemos que garantir o abastecimento de energia para toda a indústria é fundamental para a sua produção, afinal, diversos maquinários atualmente dependem de energia elétrica para a sua operação. Sendo assim, resolvemos apresentar como um quadro de distribuição de energia industrial funciona para a alimentação de todos os circuitos.

De modo geral, estes quadros recebem a energia vinda da fonte alimentadora principal (concessionária de energia elétrica, geradores ou transformadores) e a distribui para todos os circuitos do quadro, levando eletricidade para todos os maquinários e pontos de saída (como as tomadas, lâmpadas e etc).

Sendo assim, são essenciais para que toda a indústria possa ser abastecida e a produção aconteça de maneira muito mais dinâmica e eficiente. Contudo, vale ressaltar a importância de uma identificação correta e organizada de todos os circuitos conectados nos quadros para que as manutenções possam acontecer com segurança.

Todos estes quadros e painéis devem possuir um espaço disponível para futuras ampliações. Além de possuírem dispositivos para proteção contra sobrecargas e curtos circuitos, devem possuir, também, barras de aterramento para a total segurança da instalação de rede elétrica e dos colaboradores do local.

Não há limites para a distribuição dos circuitos, se faz importante apenas que sejam organizados e realmente necessários, assim, toda a construção poderá ser abastecida com a carga de energia que precisa, ou seja, os maquinários recebem uma certa quantidade de carga, as tomadas das copas recebem outra e assim por diante.

Por fim, as manutenções preventivas são parte muito importante. Verificando a operação de todo o quadro, busca identificar problemas por superaquecimento dos componentes ou desgaste e realiza, também, a limpeza e higienização de todo o quadro para que não haja acúmulo de poeira.

Postagem criada em: 20/07/2021 - 11:04


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.