Garanta a segurança de sistemas pressurizados

Conhecida também como válvula de alívio de pressão, ou válvula de alívio, nada mais é que um dispositivo de segurança que serve para aliviar um sistema pressurizado que está apresentando algum tipo de problema que leve ao aumento da pressão a um nível potencialmente perigoso.

De forma resumida, é um mecanismo essencial para a segurança de sistemas pressurizados, sejam eles de líquidos ou gases, pois, a sua presença faz com que estes sistemas possam ser instalados em diferentes locais.

Os sistemas de água e gás de casas são um dos melhores exemplos da importância das válvulas de alívio, uma vez que este mecanismo impede que ocorram acidentes no caso de um súbito aumento de pressão. Além disso, essas válvulas ajudam a proteger os dispositivos ligados ao sistema, evitando que o aumento da pressurização cause explosões ou danos.

Em seu funcionamento, ela possui uma saída alternativa para a pressão, evitando que ela ultrapasse níveis considerados muito altos e impedindo a ocorrência de acidentes. Assim, os líquidos e gases podem ter seus níveis regulados sem que se precise todo o sistema seja esvaziado.

Vale salientar que, elas podem ser reguladas ou programadas para que se abram quando um sistema pressurizado atinja uma determinada pressão ou uma temperatura específica. Nos casos em que o desligamento completo não é possível, pode haver outros meios de que os responsáveis ou utilizadores do sistema sejam avisados de seu funcionamento e de qualquer possível problema que esteja comprometendo a pressurização deste sistema. No entanto, a indicação é que se procure por profissionais qualificados e treinados para orientação completa.

Postagem criada em: 10/08/2021 - 12:18


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.