Essencial para segurança no uso das caldeiras:

Um equipamento muito utilizado em diversos ambientes industriais é a caldeira. Com ela, é possível obter o vapor necessário para diversos outros sistemas e procedimentos dentro de uma cadeia de produção, sendo a alma de uma indústria eficiente e com alto nível de competitividade.

Entretanto, justamente por ser um equipamento que gera vapor e trabalha com altas pressões, a caldeira está suscetível a falhas muito graves e seu funcionamento, que podem causar sérias consequências tanto para o local quanto para a integridade dos colaboradores.

Para evitar isso e promover ambientes de trabalho adequados para o desenvolvimento das atividades industriais, a Norma Regulamentadora NR-13 dispõe sobre alguns requisitos mínimos para o uso dessas caldeira, incluindo a periodicidade na qual deve haver a inspeção de caldeira para que ela ofereça maior confiabilidade bi uso.

Essa inspeção consiste em um conjunto de técnicas que visam avaliar diferentes pontos das caldeiras a fim de atestar as suas condições adequadas para utilização nos ambientes industriais.

Assim, engloba técnicas de inspeções visuais e de inspeções feitas através de equipamentos dotados de tecnologia de ponta para verificar os desgastes apresentados e as condições gerais das fiações elétricas, das entradas de água, saídas de vapor e tudo relacionado às caldeiras a fim de evitar quaisquer falhas em seu funcionamento.

Para finalizar, ainda podemos destacar que é fundamental que essa inspeção seja realizada somente por profissionais técnicos especializados, porque após essa inspeção é necessário a emissão de um laudo de conformidade para que o ambiente industrial tenha um documento oficial atestando sua atuação de acordo com as normas previstas em lei.

Postagem criada em: 19/04/2022 - 16:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.