Guia dos principais componentes de rede industrial

Sabemos que nos circuitos de distribuição de energia elétrica há vários componentes e peças, por isso, resolvemos trazer alguns principais materiais elétricos industriais, como os cabos e fios, disjuntores, tomadas, interruptores, lâmpadas, eletrodutos e muito mais para você ficar por dentro de todos os componentes presentes nestes circuitos:

Começando pelos fios e cabos, são eles que realizam todo o processo de levar as cargas de energia distribuídas. Quando há um mau contato nos fios e cabos, podem haver grandes problemas na produção, como curto-circuitos e, até mesmo, incêndios, além de apresentar risco de choque para os colaboradores em parafusos e outras peças.

Os disjuntores são fundamentais para a segurança contra curtos e descargas de energia, monitorando e controlando toda a rede elétrica. Quando há um pico de energia, o disjuntor desarma e desliga toda toda a energia elétrica do circuito ligado a ele.

Tomadas são alguns dos pontos de saída, assim como os interruptores e luminárias. Os eletrodutos são os responsáveis por conduzir (e proteger) os fios e cabos condutores de energia elétrica por toda a edificação, em uma instalação que pode ser tanto subterrânea quanto aparente.

Há, também, os mais diversos componentes para acionamento, como os botões, contatores, relés, seletores e muito mais, responsáveis pelo controle de manobra de carga, ou seja, ligam e desligam os maquinários, além de controlar suas operações. Podem ser encontrados em conjunto dos controladores diversos, como de tempo e resfriamento.

Por fim, o CLP (Controlador Lógico Programado) e IHM (Interface Homem Máquina) estão, também, presentes nos circuitos de energia em uma edificação industrial, e nada mais são do que controladores programáveis para a automação industrial.

Postagem criada em: 15/07/2021 - 16:51


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.