Cuidados para neutralizar a energia reativa

Sabemos que o banco de capacitores para motores é fundamental para corrigir o fator de potência e evitar inúmeros problemas, como multas e, até mesmo, quedas de tensão, por isso, resolvemos apresentar alguns cuidados que devem ser tomados ao instalar esses bancos.

De forma simples e geral, esses bancos são um agrupamento de capacitores em série ou paralelo para neutralizar a energia reativa e evitar que os seus equipamentos recebam cargas desajustadas, sendo assim, a instalação deve ser feita com muita cautela para que o resultado esperado seja recebido.

O primeiro cuidado que vamos citar para a instalação, é evitar a exposição direta ao sol e evitar, também, a proximidade dos capacitores com equipamentos e componentes que possuem uma temperatura mais elevada, isso pode prejudicar os capacitores e não haverá a correção do fator de potência esperada.

Outro cuidado, também relacionado ao calor e temperaturas mais altas, é evitar a instalação desses componentes tão necessários próximos ao teto e não instalar em contato direto sobre os quadros e painéis elétricos, como já dissemos anteriormente, a temperatura mais elevada nesses locais podem prejudicar a eficiência dos bancos.

É de suma importância que, com o agrupamento de diversos capacitores, tenha uma boa ventilação entre eles, por isso, não devemos bloquear de nenhuma maneira a entrada e saída de ar nos gabinetes para não o superaquecer os bancos, o que pode levar o capacitor a derreter ou queimar.

Por fim, evite ao máximo o contato dos bancos com líquidos, seja água ou, até mesmo, óleo e não deixe os gabinetes empoeirados, mantenha o gabinete em plenas condições de uso e os bancos com sua máxima eficiência para corrigir os fatores de potência.

Postagem criada em: 13/07/2021 - 16:49


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.