Por que devo fazer um registro de ponto?

A alternativa mais prática em relação ao controle de ponto manual e ao mecânico é o relógio de ponto eletrônico, no qual ficam registradas os horários feitos pelos colaboradores de uma empresa. Dessa forma, pode-se gerar relatórios e acompanhar indicadores com maior facilidade e agilidade.

A biometria, por uma senha específica, por um cartão magnético e um QR code podem ser feitos os registros das atividades.

Em geral, com o  intuito de evitar fraudes e irregularidades, foram impostas algumas regras para o uso dos Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto e para os dispositivos físicos.

Confira abaixo algumas características deste equipamento:

  •          O equipamento deverá emitir um comprovante de papel para o funcionário;
  •          Não pode depender de outro equipamento para seu funcionamento;
  •          É necessário possuir meios de acesso dos dados para a fiscalização;
  •          A memória nunca pode ser apagada ou alterada;
  •          Não pode restringir as marcações ou exigir que o funcionário tenha autorização para fazer o registro;
  •          É preciso emitir o comprovante de ponto a cada marcação feita pelo colaborador e cuja impressão deve durar, no mínimo, 5 anos, entre outros diversos fatores.

Além de seguir essa série de requisitos, é necessário que seja realizada uma vistoria no relógio por uma empresa credenciada pelo Ministério do Trabalho, por isso, antes de tomar quaisquer decisões procure por empresas especializadas no assunto que fornecerão todo o suporte necessário a sua necessidade. E ainda, verifique se a mesma segue todas as normas regulamentadoras exigíveis para garantir a segurança completa de todos os envolvidos no projeto.

Postagem criada em: 30/06/2021 - 23:14


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.