Veja como compensar o uso de energia reativa:

banco de capacitores é, de modo simples, é um agrupamento de vários capacitores em paralelo ou em série, para compensar o uso de energia reativa e corrigir o fator de potência, tendo em vista que, quando o fator de potência está abaixo do indicado, pode ocorrer quedas de tensão, sobrecargas e perdas de instalação.

São muito utilizados por empresas, indústrias e concessionárias de energia elétrica que trabalham com níveis de alta tensão ou média tensão, evitando que a tensão fique abaixo de 0,92, o menor valor aceito pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica).

Esses bancos podem ser encontrados em modelos automáticos, programáveis ou fixos, cada um sendo indicado para um uso e uma aplicação diferente em um projeto, assim como os capacitores em paralelo ou em série também são indicados para cada projeto em específico.

Nos modelos automáticos, os capacitores são reunidos em bancos que irão funcionar de acordo com a necessidade dos seus equipamentos e máquinas, fazendo a correção do fator potência por um relé variométrico, com alta sensibilidade às mudanças da energia reativa.

Em relação aos modelos programáveis, são mais indicados para empresas e estabelecimentos de menores portes, que não possuem muita variação no fator de potência e o consumo é baixo, com o sistema operando em horários definidos ao iniciar em períodos indutivos e desligar em períodos capacitivos.

Para finalizar, os modelos fixos são utilizados de forma contínua, a fim de corrigir cargas constantes onde não tem muita alteração do fator de potência, aliados a um sistema de proteção que evita o baixo fator da potência capacitiva.

Postagem criada em: 08/07/2021 - 16:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.