O que tem em um documento técnico de para raio?

Um dos documentos técnicos mais importantes quando falamos sobre a segurança das edificações, com toda certeza, é o laudo de SPDA. Esse laudo, como o seu nome sugere, é o que dispõe sobre as condições gerais dos sistemas de proteção contra as descargas atmosféricas.

Dada a importância desse documento, ele deve ser elaborado de forma completa após uma inspeção minuciosa, apresentando uma série de informações sobre o sistema avaliado para apresentar um parecer sobre o seu funcionamento.

E, se você já se perguntou sobre o que deve ter em um laudo de para raio, na verdade, não é nada extraordinário ou que não vemos em outros laudos. De forma simples, um bom laudo é composto por:

  • normas atendidas;
  • composição do sistema;
  • descrição dos serviços executados;
  • descrição das medições realizadas;
  • registro fotográfico das anomalias (se cabível);
  • constatações dos problemas diagnosticados (se cabível).

Em alguns casos, podem estar presentes neste laudo a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos profissionais responsáveis, o que confere ainda mais confiabilidade para a elaboração desse documento técnico tão importante.

Devendo basear-se inteiramente na norma NBR5419 e possuindo valor legal, é imprescindível que você conte com boas empresas de engenharia para a elaboração deste laudo para evitar qualquer irregularidade.

Além disso, não podemos deixar de destacar que a qualquer momento esse laudo pode ser pedido em uma auditoria sem aviso prévio, e a falta de um modelo atualizado pode acarretar em graves punições ao local uma vez que se enquadra como a não apresentação desse documento técnico.

Por isso, não hesite em procurar boas empresas e garanta a realização das melhores inspeções e laudos do seu sistema de proteção!

Postagem criada em: 05/10/2022 - 16:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.