Vistorie os seus equipamentos sem danificá-los

Sabemos bem como é importante vistoriar os equipamentos e estruturas para que eles não apresentem falhas ou riscos aos colaboradores durante a realização das suas atividades. Entretanto, um dos desafio que muitos empresários enfrentavam nessas vistorias era o fato de precisarem paralisar a sua produção para a sua realização ou, também, de alguns danos que causavam nos maquinários, o que levou muito a negligenciarem essa etapa tão importante.

Como uma grande solução para este problema e com o avanço cada vez maior da tecnologia, atualmente há uma série de ensaios que são realizados sem causar nenhum dano aos equipamentos, muitos ainda nem precisam isolar a área onde serão realizados por serem feitos através de equipamentos técnicos altamente tecnológicos.

Chamados de ensaios não destrutivos, esses ensaios são um amplo conjunto de técnicas de inspeções que não alteram as propriedades físicas dos equipamentos. A eficiência desses ensaios é tamanha que eles são utilizados na ciência e, também, na indústria para avaliar as integridades físicas e estruturais de um material.

Entre as técnicas utilizadas nesse método de ensaio, há a inspeção visual, os métodos de inspeção de ultrassom, os radiográficos, os que utilizam líquidos penetrantes para identificar as descontinuidades através de luzes UV e muitos outros, que podem ser realizados sem a necessidade de interromper o funcionamento dos equipamentos ou causar danos em sua estrutura.

A fim de curiosidade esse tipo de ensaio é muito conhecido no mercado através das siglas END e NDT, e vale salientar que esses ensaios devem ser realizados somente por profissionais altamente especializados para que apresentem resultados precisos.

Postagem criada em: 20/04/2022 - 16:51


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.