Neutralizar a energia reativa faz você economizar!

Corrigir o fator de potência é fundamental em todas as indústrias que trabalham com média e alta tensão, afinal, ninguém deseja receber multas e outras penalidades da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) por baixo fator de potência. Pensando nisso, resolvemos apresentar como um banco de capacitores com indutor pode, além de corrigir o fator de potência, diminuir o seu gasto com energia.

Começando com a correção do fator de potência, o ganho de eficiência é garantido ao evita uma defasagem entre a tensão e a corrente para que seus equipamentos não operem mais com carga desajustada, que os faz consumir muito mais energia do que o necessário e traz gastos muito maiores para você no final do mês.

Vale ressaltar que, a falta de equilíbrio de energia reativa e as cargas desajustadas podem acarretar em vários problemas para os seus equipamentos, como o desgaste precoce dos equipamentos, e pode, inclusive, tornar a má funcionalidade dos maquinários um problema crônico.

Sendo assim, esses bancos atuam compensando a defasagem entre a tensão e a corrente elétrica porque, de modo simples, as cargas capacitivas produzem um atraso da corrente em relação a tensão e as cargas indutivas produzem um adianto dessa corrente em relação a tensão.

Por fim, você pode ter uma redução de até 50% nos gastos com a conta de energia, isso porque esses bancos neutralizam a energia reativa e fazem os seus equipamentos consumirem somente a quantidade de energia que realmente precisam para a operação. É um investimento que traz retornos positivos rapidamente!

Postagem criada em: 15/07/2021 - 16:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.