A comprovação da segurança da rede elétrica

As instalações elétricas são extremamente importantes em diferentes construções, uma vez que já se tornou um item indispensável para o nosso dia a dia no uso de equipamentos, aparelhos, entre muitos muitos maquinários elétricos.

No entanto, as redes elétricas podem apresentar grandes riscos aos presentes quando feita fora de conformidade com as normas e diretrizes necessárias ou quando não recebe as manutenções e cuidados necessários.

E quando falamos sobre locais com um grande número de equipamentos elétricos, bem como um grande número de presentes, como os ambientes empresariais, é essencial que essas redes sejam instaladas com máximo cuidado e com o registro de todos os seus componentes.

Esse registro compõem o prontuário da instalação elétrica, um documento que disponibiliza ao trabalhador todas as informações necessárias a sua segurança e prova ao MTE o atendimento a todos os requisitos presentes na NR10.

Além disso, esse prontuário atesta que todos os serviços executados para a instalação (e manutenção) dessas redes estão de acordo com os procedimentos definidos e comprovadamente seguros.

Possuir esse documento é importantíssimo para comprovar a regularidade da empresa com a legislação e a falta desse prontuário ou a sua versão não atualizada pode gerar inúmeras penalidades para as empresas, por se enquadrar em uma irregularidade severa.

Vale destacar que esse documento possui valor legal e, por este motivo, deve ser preenchido por profissionais eletricistas legalmente habilitados, com atualizações periódicas ou sempre que houver uma mudança na instalação elétrica do local.

Por isso, não perca os prazos do seu prontuário e comprove a segurança das suas instalações de rede elétrica!

Postagem criada em: 06/10/2022 - 17:03


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.