A iluminação da área de trabalho está adequada?

O ambiente de trabalho precisa contar com uma boa iluminação para que os profissionais tenham maior segurança, qualidade de vida no trabalho e conforto visual, evitando se expor a situações de risco por uma baixa visibilidade do local ou, até mesmo, desenvolvendo problemas de saúde.

A falta de uma iluminação adequada pode acarretar em diversas penalidades para as empresas, então, para assegurar que você ofereça condições próprias para os seus funcionários, é muito importante que invista em boas inspeções e tenha em mãos um bom laudo.

laudo luminotécnico é um dos documentos técnicos obrigatórios, onde a falta de um ou a apresentação de um laudo vencido pode se enquadrar em uma grande irregularidade da empresa.

Emitido após diversos estudos no local com o auxílio de um luxímetro, neste laudo se apresentam diferentes informações sobre a qualidade da iluminação do local, com apontamentos de melhorias e a aprovação do projeto.

Em alguns casos, pode ser indicado a mudança no layout do local, indicações de novas pinturas e revestimentos nas paredes, localização de lâmpadas que precisam ser trocadas, instalação de novos pontos de iluminação e melhorias em geral para a adequação aos parâmetros exigidos nas normas.

É importante destacar que esse laudo tem valor legal e só pode ser emitido por um engenheiro especializado, além disso deve ser inteiramente embasado nos requisitos apresentados na NBR 5461, na NBR ISO/CIE 8995 e também na NR 17.

Por isso, procure uma boa empresa de engenharia e garanta que o seu local de trabalho ofereça as melhores condições de trabalho no que tange a iluminação do ambiente!

Postagem criada em: 06/10/2022 - 16:53


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