A peça que torna sua rede elétrica mais segura:

quadro elétrico de distribuição tem como sua principal função receber a eletricidade de uma fonte alimentadora e distribuí-la por todos os pontos de saída de uma edificação. São nestes quadros, também conhecidos como caixa de fusíveis, quadro de disjuntores e, o famoso, quadro de luz, onde são decididos as cargas de energia elétrica de cada circuito.

A fonte alimentadora pode ser uma concessionária de energia, um gerador ou, até mesmo, um transformador, e, assim, esses quadros distribuem a energia com a necessidade de cada circuito, ou seja, o circuito responsável pelas tomadas recebe uma carga enquanto o circuito responsável pelos aparelhos que consomem mais energia (como refrigeradores), recebe a carga exata que precisam.

Estes circuitos devem ser separados de acordo com a carga suportada pelos equipamentos ou pontos de saída e devem estar identificados, também, para que tanto você quanto um eletricista durante uma manutenção saibam quais os circuitos dos pontos a fim de realizar o serviço com muito mais agilidade, eficiência e, principalmente, segurança.

É de suma importância que a instalação e montagem destes quadros seja feita seguindo todas as normas regulamentadoras. Uma delas, podemos destacar, é a norma NBR 5410:2004, onde possui o item 6.5.4.10 que torna obrigatório uma advertência no quadro para que ninguém tenha algum ferimento por falta de informação, esta advertência pode ser da fábrica ou fixada antes da instalação no local.

Por fim, vale ressaltar a importância de manutenções periódicas para uma vistoria de todos os componentes e uma higienização geral, assim, você poderá evitar quaisquer problemas causados por componentes desgastados ou comprometidos pelo acúmulo de poeira, mantendo a sua instalação elétrica segura.

Postagem criada em: 14/07/2021 - 16:47


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.