Laudo é essencial para a segurança contra incêndio

Quando falamos sobre a segurança de qualquer edificação contra incêndio, devemos levar em consideração uma série de fatores. Além de bons sistemas para a proteção contra incêndio, até mesmo o tipo de revestimento utilizado deve ser pensado para proporcionar uma maior segurança para os utilizadores da edificação.

Para se ter ideia, o tipo de revestimento tem tanto peso que é um fatores avaliados para se conseguir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), uma vez que um revestimento altamente inflamável pode facilitar a propagação das chamas e da fumaça, dificultar a evacuação e reduzir o número de vidas salvas.

Tudo o que envolve os revestimentos e materiais para acabamento utilizados nas edificações estão dispostas na NBR 9442 e, em edificações iguais ou maiores a 750 m2 e iguais ou maiores a 12 m de altura, é exigido o laudo de CMAR.

CMAR é a sigla para Controle de Materiais de Acabamento e de Revestimento e esse laudo serve justamente para apresentar os níveis de resistência às chamas que os revestimentos utilizados possuem.

De acordo com o seu nível de resistência, pode ser indicado a troca desses revestimentos para garantir que em uma emergência todos os presentes tenham tempo hábil para evacuarem ou serem resgatados.

Através da realização de testes minuciosos, contendo todos os dados levantados durante a verificação dos materiais empregados no piso, teto e paredes, há a emissão de um Atestado CMAR e de uma Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA regional.

Vale destacar que esse laudo somente pode ser emitido por um engenheiro legalmente habilitado, portanto, não hesite em procurar boas empresas e garanta que a emissão de um laudo de alta confiabilidade para a sua segurança contra incêndio!

Postagem criada em: 05/10/2022 - 16:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.