Confira dicas sobre a instalação dos painéis

O momento da instalação dos painéis elétricos é parte crucial de qualquer painel, garantindo sua plena operação ou, até mesmo, causando problemas a curto ou longo prazo no funcionamento e acionamento das suas máquinas e equipamentos.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas para a montagem de quadros elétricos, assim como alguns materiais necessários para que, seja você eletricista ou não, saber mais sobre a instalação desses painéis tão importantes para o comando dos maquinários.

Começando pelas dimensões do painel, a primeira dica de ouro é a respeito da avaliação dos espaços internos do painel, geralmente em cor alaranjada, para que ele atenda todas as necessidades técnicas da instalação, garantindo a segurança, e não deixe de lado o design. Procure, também, por materiais de qualidade para não ter quaisquer problemas a longo prazo.

Para a instalação, algumas ferramentas como a serra tico-tico, arco de serra, esquadro, trena, parafusadeira, furadeira, brocas e rebitadeira são utilizados, além de ser importante retirar a parte alaranjada do painel pois é atrás dessa parte onde a maior parte do trabalho será realizado.

No fundo do painel onde são instalados os trilhos e canaletas que comportam os componentes, eles podem ser organizados com os fusíveis e disjuntores no primeiro trilho, relés temporizadores e contatores no trilho do meio e a borneira de fiação no último trilho.

Por fim, todos os componentes devem estar devidamente identificados e, principalmente, o painel deve possuir um desenho de controle para que as manutenções aconteçam com máxima segurança e eficiência, evitando problemas por uma instalação fora dos padrões ABNT.

Postagem criada em: 12/07/2021 - 16:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.