Conheça a História do Ponto Mecânico:

Se você está curioso a respeito da história do relógio de ponto cartográfico e o surgimento da IBM, separamos as principais informações para que você conheça tudo sobre este modelo tão antigo e revolucionário do registro de ponto!

Esse relógio foi inventado no ano de 1888, em Nova York, pelo então joalheiro Willard Le Grand Bundy. Ao inventar o relógio, Bundy desejava aumentar a produtividade e ter um controle maior da jornada de trabalho dos seus funcionários, mas essa invenção também trouxe vantagens para os empregados da época.

Foi um grande avanço, naquele período o registro da jornada de trabalho era feito a partir de um funcionário específico para isto, anotando em um livro os horários de entrada e saída de todos os colaboradores de uma empresa. E sabemos o quanto este sistema pode ser fraudado.

Junto ao seu irmão, Bundy patenteou sua invenção e criaram, assim, a Bundy Manufacturing Company. E, não parou por aí, Bundy continuou a criar novos e mais novos modelos do relógio cartográfico e do famoso cartão de ponto, crescendo suas vendas internacionalmente.

Com a grande expansão que a empresa teve e os altos números de vendas, foi renomeada para a versão que conhecemos atualmente: International Business Machines, a IBM. Vale ressaltar que, atualmente, a IBM atua em mais de 170 países.

Por fim, esta grande invenção chegou ao Brasil somente na década de 30, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. Com o passar dos anos e com os avanços tecnológicos, o relógio passou por muitas modificações e o seu design atualmente é muito mais sofisticado, muito utilizado por empresas de pequeno porte.

Postagem criada em: 28/07/2021 - 13:27


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.