Saiba sobre o processo de propagação de calor

A condução de fluidos nada mais é que um tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema. Por exemplo: coloca-se uma das extremidades de uma barra metálica na chama de fogo. Após alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade também esquenta, mesmo estando fora da chama de fogo. Esse fato ocorre porque as partículas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade.

Dessa forma, neste processo, podemos dizer que essa agitação se transfere de partícula por partícula e se propaga em toda a barra até alcançar a outra extremidade. 

Ou seja, essa transferência faz com que ele seja classificado condutor ou isolante de calor. Nas substâncias condutoras esse processo de transferência acontece mais rápido como, por exemplo, nos metais. Já nas substâncias isolantes, como na borracha e na lã, esse processo é muito mais lento. 

É assim que ocorre a condução de calor, a energia propaga-se em virtude da agitação molecular. Esse processo é mais eficiente em materiais como os metais, que são bons condutores de calor. Isso também explica o motivo das panelas serem feitas de metal.

A recomendação adequada é que se procure a fundo por empresas e profissionais qualificados para fornecer o suporte ideal a sua necessidade, de forma rápida e eficiente. Além disso, procure analisar se a empresa escolhida segue todos os parâmetros e normas exigíveis para garantir a segurança de todos os envolvidos, tanto colaboradores quanto clientes. 

Postagem criada em: 23/08/2021 - 14:16


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.