Conservação e vigilância da água

O tratamento de água é uma das estratégias que contribui para o desenvolvimento sustentável e a preservação realizada nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Este processo de tratamento é capaz de livrar o líquido de qualquer tipo de contaminação e possíveis agentes infecciosos. Desse modo, a água chega em condições dignas de consumo para toda a população, com reabastecimento da caixa de agua para todos os usos.

É importante que as ETAs trabalhem com a análise da água em todos os seus processos, para verificar se há a presença de contaminantes, poluentes e demais substâncias que possam ser nocivas aos seres humanos.

Assim, as principais etapas deste processo são:

  •   Oxidação: mistura de cloro na água;
  •   Coagulação e floculação: mistura de sulfato de alumínio na água;
  •   Decantação: repouso da água em decantadores;
  •   Desinfecção: destruição dos microrganismos da água, entre outros.

Após todas essas etapas, a água está própria para o consumo humano, permanecendo armazenada em reservatórios impermeabilizados e fechados.

Além das Estações de Tratamento de Água, outro procedimento sustentável para a recuperação e reutilização do bem é por meio das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs).

Assim como as ETAs, as ETEs utilizam processos químicos, físicos e biológicos para a retirada de contaminantes e poluentes, em especial, oriundos de processos industriais e do esgoto doméstico.

Por fim, o tratamento de efluentes envolve os processos biológicos, que têm a finalidade de remover a matéria orgânica dissolvida nos procedimentos anteriores. Consulte um profissional qualificado para tirar todas as suas dúvidas e fornecer todo o suporte necessário, com presteza e atenção.

Postagem criada em: 19/08/2021 - 11:30


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.