Não perca mais tempo para ter sua CNH de volta

Ninguém gosta ou quer ter a sua habilitação cassada, mas isso pode acontecer devido a várias circunstâncias, incluindo por ordem judicial. Por esta razão, é sempre bom saber como você pode recorrer ou como deve agir nestes casos.

Para recorrer, não há segredos, você tem direito a três chances assim como em qualquer outra infração, sendo elas a defesa prévia, o recurso em primeira instância (recurso JARI) e o recurso em segunda instância (recurso CETRAN), onde você pode apresentar a sua argumentação e tentar anular a penalidade aplicada.

Se nessas tentativas a sua defesa for indeferida ou você optar por aceitar a sua penalidade, então o primeiro passo é entregar a sua CNH e esperar o tempo necessário. Na cassação, você deverá ficar dois anos sem dirigir, sem exceções ou demais tentativas de recorrer, com a possibilidade de ser sujeito a medidas penais caso descumpra este período.

Após estes dois anos, para a sua regularização de habilitação cassada, o seu segundo passo é investir no curso de reabilitação, onde será necessário passar por todas as etapas conhecidas para tirar a CNH e, ainda, custear novamente todos os exames médicos, avaliações psicotécnicas, taxas, provas teóricas e avaliações de rua.

Vale destacar que você deverá solicitar o curso de reabilitação do Detran do seu estado e, assim que você o finalizar, terá uma nova CNH. Regularizar a CNH cassada é um pouco mais burocrático do que a CNH suspensa, mas ainda é totalmente possível voltar a dirigir após uma cassação.

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog!

Postagem criada em: 29/11/2022 - 16:59


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.