Conheça os tipos de perda de carga

Para iniciarmos, perda de carga, em Hidráulica, refere-se à perda de energia que um fluido, em uma tubulação sob pressão, sofre em razão de vários fatores como o atrito deste com uma camada estacionária aderida à parede interna do tubo.

Existem dois tipos de perda de carga tubulação: as distribuídas e as localizadas. Vamos conhecê-las:

Esse tipo de perda de carga distribuída ocorre em trechos de tubulação retilíneos e de diâmetro constante. Ela se dá porque a parede dos dutos retilíneos causa uma perda de pressão distribuída ao longo de seu comprimento que faz com que a pressão total vá diminuindo gradativamente, daí o nome perda de carga distribuída.

A perda de carga localizada, por sua vez, ocorre em trechos da tubulação onde há presença de acessórios, sejam eles: válvulas, curvas, derivações, registros ou conexões, bombas, turbinas e outros.

A presença desses acessórios contribui para a alteração de módulo ou direção da velocidade média do escoamento e, consequentemente, de pressão no local, ou seja, age alterando a uniformidade do escoamento.

Dessa forma, há contribuição para o aumento da turbulência no fluido e essa turbulência provoca a perda de carga. Neste caso, a perda de carga é provocada pelos acessórios na tubulação e recebe o nome de perda de carga localizada.

Consulte profissionais qualificados e especializados no assunto para que forneçam as informações completas a sua necessidade, de forma eficiente, rápida e segura. Além disso, verifique o custo benefício, pois, nem sempre pagar mais caro é sinônimo de qualidade garantida em todos os aspectos.

Postagem criada em: 23/08/2021 - 14:41


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.