Importância da refrigeração industrial

Em geral, os sistemas de refrigeração industrial têm por finalidade o congelamento ou resfriamento de produtos, e também o controle de temperatura de ambientes ou processos industriais.

A refrigeração é o processo que envolve, de forma geral, a redução da temperatura de fluidos ou corpos. É especificamente utilizada para armazenamento temporário ou bens perecíveis, em temperaturas até -60 °C.  Além disso,  é uma das aplicações mais importantes na indústria alimentar, já que retarda o crescimento de bactérias no alimento, preserva as propriedades organolépticas e aumenta o tempo do prazo de validade.
Os aparelhos principais utilizados na refrigeração comercial e industrial para a preservação de produtos alimentares são:
 

  •          Câmaras frigoríficas;
  •          Vitrines de supermercados;
  •          Vitrines em pastelarias, bar, sorveterias, etc.;
  •          Frigoríficos utilizados em cozinhas industriais, entre outros.
     
    A maior parte dos produtos alimentares que devem ser preservados em temperaturas acima de 0°C., de forma geral, são queijos maturados, bebidas, , carnes frias ou produtos de delicatessen. As temperaturas negativas até -25°C são utilizadas para preservar, de forma geral, sorvetes e outros alimentos congelados e ultracongelados.

Em função da necessidade ou não de manter o produto visível aos clientes e em termos de vários aspectos fundamentais como a conformidade com normas e o desempenho de refrigeração necessária, envolver capacidades de refrigeração mais elevadas em períodos de tempo limitados nas câmaras frigoríficas se fazem necessárias.

Diante de todos esses fatores, consulte empresas especializadas no assunto que fornecerão o suporte necessário e tirarão todas as suas dúvidas a respeito deste sistema, com toda a presteza e atenção necessária.

Postagem criada em: 17/08/2021 - 11:23


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.