Peça crucial para a qualidade do ar comprimido

Os compressores de ar contam com diversas peças e componentes para o seu pleno funcionamento. Enquanto algumas peças servem para garantir a pressurização constante do ar, outras servem especialmente para o funcionamento do motor e ainda há peças voltadas para a qualidade do ar que foi comprimido.

Hoje viemos falar um pouco mais sobre um dos componentes do compressor que poucas vezes é comentado, entretanto, sua atuação é crucial para a qualidade e pureza do ar que está comprimido nos reservatórios: os filtros para compressor.

Esses filtros são peças que realizam o bloqueio de sujidades e poeiras, evitando que essas impurezas entrem em contato com o ar que foi comprimido ou, até mesmo, entre em contato com o óleo lubrificante que passa por todo o equipamento e se acumule entre demais peças, contribuindo para um desgaste precoce do equipamento.

Um compressor que possui o filtro em condições inadequadas e está obstruído ainda pode gerar um aumento do seu consumo de energia. Isto porque um filtro de ar obstruído leva o compressor a um aumento do diferencial de pressão de 0,25mBar, que resulta em um crescimento de 2% no consumo de energia.

Em um ano, esse filtro em condições inadequadas pode gerar um custo adicional totalmente desnecessário de mais de R$2.500,00 para uma indústria, o que é um valor muito alto e absurdo de se pagar somente por causa de um componente, não é mesmo?

Portanto, muita atenção aos seus filtros para que você mantenha o seu compressor de ar em ótimas condições e com a pureza necessária do seu ar comprimido para o uso em linhas de produção!

Postagem criada em: 11/05/2022 - 16:49


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.