Método ideal para analisar toda a extensão do solo

Sabemos como é importante realizar bons estudos de solo para assegurar uma construção segura e dentro de todas as normas vigentes em lei. Os estudos geotécnicos de solo permitem que seja possível conhecer a fundo as características do terreno e podem, até mesmo, proporcionar uma maior economia na obra.

Contudo, os solos possuem suas particularidades e, muitas vezes, o mesmo método de sondagem pode não ser eficiente para realizar a investigação completa de toda a extensão desejada.

Dessa maneira, hoje resolvemos falar um pouco mais sobre um método de sondagem conjunta para esses casos: a sondagem de solo mista.

Esse método de sondagem, como o seu próprio nome sugere, nada mais é do que a junção de dois métodos de sondagens já existentes para garantir uma análise completa do solo que será trabalhado, no qual muito comumente apresenta trechos mais resistentes ao método de sondagem SPT.

Assim, esse método une a sondagem SPT e a sondagem rotativa para garantir a obtenção de excelentes amostras do solo, a sondagem SPT atuando em trechos de solo e a sondagem rotativa nos trechos rochosos e impenetráveis ao SPT.

É importante destacar que esse método misto é utilizado porque em casos onde há trechos de solo em meio aos trechos rochosos a utilização do método de lavagem para penetração do solo não permite a obtenção de amostras representativas.

Portanto, se você deseja ter uma análise completa do solo, não hesite em contar com uma empresa especializada neste método de sondagem e garanta a obtenção das melhores amostras do seu terreno!

Postagem criada em: 14/02/2022 - 16:57


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.