Controle a poluição sonora no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho, em razão do alto número de máquinas e equipamentos, há uma grande poluição sonora, que pode gerar prejuízos a curto e longo prazo para a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

E, para se ter ideia, o problema dos ruídos é tão sério que é classificado um agente de risco físico e, por isso, deve obedecer um determinado limite para garantir o bem estar dos profissionais durante o exercício da sua função.

Aqui podemos destacar ainda que as normas e portarias são tão rígidas que apresentam os determinados tipos de protetores auditivos a serem utilizados de acordo com o nível de ruído presente no local. Dessa forma, é importantíssimo que você também tenha controle e conhecimento sobre o nível desse ruído.

E, como ter esse controle? De forma simples, um dos principais instrumentos de medição para tal é decibelímetro, que é um instrumento capaz de captar o nível dos ruídos presentes no local e apresentá-los em decibéis.

Com um bom decibelímetro, você pode ter controle sobre o nível de ruído do local e evitar maiores autuações por expor os seus profissionais a condições de trabalho insalubres e prejudiciais.

E, para que o seu decibelímetro atue como o esperado, é essencial que ele seja calibrado antes e depois do uso. Essa calibração de decibelímetros normalmente é feita com o auxílio de um calibrador acústico, onde se é possível alinhar os padrões do decibelímetro com os padrões presentes nas normas.

Vale destacar que é muito importante que esse ajuste seja feito antes e depois do seu uso para garantir a precisão dos resultados obtidos e aumentar a durabilidade do instrumento.

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Postagem criada em: 22/09/2022 - 16:52


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