Mantenha a precisão da sua balança!

As balanças são instrumentos de medição amplamente utilizados no mercado. Podemos vê-las desde pequenos comércios até laboratórios químicos altamente especializados, realizando aferições para as mais diferentes finalidades.

Ninguém quer sair do prejuízo vendendo um produto para o seu cliente, ou pior: manchar a sua reputação por vender produtos com o peso errado. Em laboratórios a importância da balança é ainda maior, uma vez que interfere diretamente na elaboração dos mais diferentes produtos, medicamentos, substâncias, entre outros, que precisam de uma alta taxa de precisão nas misturas.

Para manter essa alta precisão das balanças, é importantíssimo que elas passem por processos de calibração frequentes. Mas, qual é a frequência ideal?

Bom, a resposta pode ser bem ampla, isso porque a demanda de calibração de balanças é definida de acordo com vários fatores, como a sua demanda de uso, tipo de produtos que realiza a aferição, movimentação no local, mudanças climáticas, choques elétricos entre muitos outros.

Para definir o tempo certo de calibrar o seu instrumento, é preciso manter um olhar atento sobre as suas condições gerais, uma vez que uma certa margem de erro é permitida de acordo com cada caso e, quando você nota que esse limite foi extrapolado, deve realizar imediatamente a calibração.

Para essa calibração, é muito importante que você conte com uma empresa especializada e que tenha um laboratório preparado para realizar a sua calibração, com a emissão do certificado de calibração com validação pelo RBC.

Além disso, você também investir na calibração em formato de manutenção preventiva, onde ela é realizada dentro de períodos de tempo pré-estabelecidos para garantir a sua precisão.

Para finalizar, vale destacar que essa calibração não deve ser feita sem necessidade, porque isso pode comprometer a vida útil do seu equipamento, ok?

Postagem criada em: 21/09/2022 - 16:51


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.