Mantenha a precisão da aferição de dureza

Um dos instrumentos de medição mais utilizados do mercado com toda certeza é o durômetro. Esse instrumento de medição serve para analisar a dureza e a resistência de muitos materiais, através da aplicação de uma força moderada sobre eles.

Em vista da grande pluralidade de materiais que ele pode trabalhar, é possível encontrar diferentes modelos de durômetros no mercado, cada um desenvolvido com uma determinada tecnologia para garantir ainda mais precisão e confiabilidade nas suas aferições.

Mas com o passar do tempo, é comum que essa precisão se perca em virtude do desgaste natural sofrido pelos seus componentes, sendo necessário realizar a calibração para que você mantenha os seus parâmetros de acordo com padrões estabelecidos pelas normas.

E aqui não estamos falando somente da calibração feita antes do uso do aparelho — que também é importantíssima para regular a medição de acordo com o que será aferido —, estamos nos referindo à calibração de durômetros realizada em laboratório.

Esse modelo de calibração é feito por empresas especializadas de acordo com os padrões estabelecidos nas normas e portarias, adequando o seu instrumento aos padrões necessários previstos pelos órgãos governamentais.

Com caráter preventivo, esse tipo de calibração de laboratório serve para retornar todos os componentes ao seu padrão de fábrica e indicar as margens de erro que ele pode ter, por isso, é muito importante que essa calibração seja feita com frequência.

É importante destacar que essa calibração feita em laboratório possui a emissão de um certificado e é registrada pela RBC, por isso, também é necessária para manter o seu instrumento adequado para uso.

Postagem criada em: 21/09/2022 - 16:56


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.