Como estudar a camada natural do solo de escavação

Sabemos como poder ter uma análise eficiente das camadas do solo é fundamental para assegurar uma obra ainda mais segura. Seja uma casa, um aterro, um prédio, um viaduto ou qualquer outro tipo de construção, é fundamental que haja bons ensaios de solo para que a obra atenda todas as normas vigentes.

Por este motivo, hoje resolvemos falar um pouco mais sobre um tipo de ensaio ideal para analisar a camada natural do local que será escavado para a construção de uma seção de estrato: a sondagem a trado manual.

Esse tipo de sondagem conta com um tipo de ferramenta específica – o trado – para a realização de todos os seus testes e, quando feita da maneira correta, garante resultados ainda mais precisos sobre as características apresentadas pelo solo.

Ela inclui um processo de levantamento de solo, e seus procedimentos são baseados em furos perfurados manualmente, geralmente com pequenos diâmetros e profundidades rasas.

Além disso, a execução desse procedimento também pode coletar amostras para testes de características do solo em laboratório e também pode ser usada para identificar os níveis de água quando ela se faz presente, apesar de ser mais utilizada para as seções de estrato.

Por fim, é importante salientar que todo o procedimento deve ser executado seguindo de forma totalmente rigorosa a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR (Norma Regulamentadora Brasileira) 9603/86, que foi atualizada em 2015. Então, não hesite em pesquisar muito bem entre as empresas que prestam esse serviço para assegurar a sua realização adequada e dentro das normas.

Postagem criada em: 14/02/2022 - 16:56


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.